História

A Academia de Letras, Artes e Ciências foi criada através da Portaria 023 – ano leonístico 1998/1999, na governadoria do CL João Roberto Moreira Alves, em 23 de outubro de 1998 – data de sua fundação, funcionando no âmbito do Distrito LC-1, de Lions Internacional.

Para a fundação, sob a coordenação do CL Paulo Roberto Paranhos da Silva, formaram-se seis grupos: Normas Gerais e o Regimento Interno; Regras para Sócios Correspondentes; Logotipo; Fardão; Medalhão e Diploma; Atividades e Convenção; Divulgação da Academia e Formação da Biblioteca.

Em 27 de fevereiro de 1999 foi eleita a primeira Diretoria sob a Presidência do AC Paulo Roberto Paranhos da Silva, empossada em 09 de abril de 1999, no Hotel Primus, da cidade de São Lourenço – MG, durante a Convenção Distrital.

Essa Diretoria, que dirigiu os destinos da ALAC durante dois períodos, foi substituída pela Diretoria presidida pelo AC Aimone Camardella, reeleita por novos períodos.

Com o falecimento do então presidente, ocorrido em 11 de janeiro de 2018, assumiu o AC. Arlindo Silva Amorim, que exerceu a presidência até o fim de 2019.

Em janeiro de 2020 assumiu a presidência o AC João Roberto Moreira Alves.