CULTURA POPULAR

AC Aimone Camardella

 

 

          CULTURA é um termo muito generalizado, que abrange o conhecimento, desde a área científica até a área popular. A Cultura Popular é o resultado de uma interação contínua entre pessoas de determinadas regiões e recobre um complexo de padrões de comportamento e crenças de um povo.

 

          O ser humano sempre se mostrou ansioso em algum tipo de disputa com seus semelhantes, a procura da vitória, para satisfazer o seu ego, ungido de superioridade, pois, “o homem é o lobo do homem”. Desde a antiguidade, eram postos à prova os valores guerreiros, em grandes disputas, onde a vitória era conquistada a custa da própria vida do adversário. E, nos grandes palcos destas cenas dantescas, como no Coliseu de Roma, sempre lotados, o povo vibrava e incentivava o vitorioso a matar o derrotado.

 

          Não se pode negar, entretanto, que, da época antiga para a medieval e para a atual época moderna, a humanidade progrediu muito, não só cientifica e tecnologicamente, como socialmente, ou seja, eliminando aqueles horrores da época. Atualmente, se procura substituir os estados gravemente beligerantes, de antigamente, por competições esportivas, onde “vencer” continua a ser o objetivo, porém sem o estigma maligno da “morte” dos derrotados.

 

          A CULTURA POPULAR nasceu do homem ligado ao meio ambiente onde vive e abrange inúmeras áreas de conhecimento, artes, moral, linguagem, ideias, tradições, usos e costumes, artesanatos, folclore, etc.

 

        O FUTEBOL (do inglês association ou simplesmente football moderno, por exemplo, foi criado na Inglaterra, com a formação da Football Association , cujas regras de1863 são a base do desporto na atualidade. O Órgão regente do futebol é a FEDERATION INTERNATIONALE DE FOOTBALL ASSOCIATION, mais conhecida pela sigla FIFA, que realiza a principal competição internacional a cada quatro anos. Este evento é o mais famoso e com maior quantidade de espectadores do mundo.

 

          Impressionante, por exemplo, é ter-se visto como um jogo possa atrair tanta gente do mundo inteiro. Assim foi a COPA MUNDIAL, realizada no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho de 2014, reunindo 32 seleções mundiais de futebol. Milhares de turistas se deslocaram de suas terras-natal para torcerem por suas seleções e, sem dúvida, conhecerem e/ou aproveitarem a ocasião para gozarem férias num País tão acolhedor e cheio de novidades.

 

          Conclusão:

 

         Como se pode concluir, o mais importante, na arte popular, ou CULTURA POPULAR, não é o objeto produzido, mas sim o artista, o povo, a periferia, o que faz com que a arte popular seja contemporânea ao seu tempo e lugar.

 

          O modelo capitalista de cultura procurou meios para lucrar com uma CULTURA POPULAR, como a do FUTEBOL, que ultrapassasse as fronteiras e atingisse o mundo, isso com a ajuda da tecnologia em franco desenvolvimento (imprensa, rádio, televisão, cinema, música popular, jogos de computador) impondo assim uma cultura massificada para diversos povos.

 

         Com a Cultura do Futebol, o povo cria alma nova para viver, pois mexe com suas emoções, influindo na economia do turismo, e, em outras importantes áreas do País, inclusive na Política.